Com 33 acidentes, 46 feridos e 2 óbitos em apenas seis dias, a Operação Ano Novo em Goiás registrou um saldo negativo nas rodovias federais. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a imprudência ao volante, especialmente a embriaguez, foi a principal causa dos acidentes, mesmo com o reforço na fiscalização.
Realizada entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro, a operação da PRF em Goiás resultou em 1.622 autuações, além de 33 acidentes, com 46 pessoas feridas e dois óbitos. As infrações mais frequentes foram relacionadas à embriaguez, com 72 motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool, resultando na detenção de 9 pessoas.
Recorde negativo para o motorista:
O maior índice de alcoolemia ocorreu na região norte do estado, onde um caminhoneiro, transportando carga de produto perigoso, foi denunciado por outros motoristas que ficaram desconfiados pela forma perigosa como ele conduzia o veículo. O teste de alcoolemia apontou 1,32 mg/l, muito acima do limite permitido.
Em comparação com o Natal, os números da Operação Ano Novo mostram uma leve redução no número de acidentes e óbitos, mas a quantidade de infrações ainda é preocupante. Durante o Natal, foram registrados 50 acidentes, 69 feridos e 4 mortes, além de 1.878 infrações. Já no Ano Novo, o número de infrações caiu, mas a quantidade de feridos e mortos ainda é grande. O saldo total para o período de festas registrou 83 acidentes, 115 feridos e 6 mortes, além de 3,5 mil infrações emitidas.
Segundo a PRF, ações de fiscalização seguem sendo intensificadas para combater infrações e aumentar a segurança nas vias, com foco especial nas ocorrências causadas pela imprudência ao volante, conforme informações da corporação.
Por: Iporá Mil Graus