O funcionário de um frigorífico de Inhumas, região metropolitana de Goiânia, foi preso suspeito de furtar a pedra da vesícula de um boi. Conhecida como pedra de fel, avaliada em R$ 13,5 mil, segundo a Polícia Civil. Em alguns casos, ela pode valer tanto quanto ouro.
A prisão foi realizada na última quinta-feira (9/1) após denúncias recebidas por parte da empresa onde o homem trabalhava. Os agentes foram até o local e confirmaram o caso por meio de imagens de câmeras de segurança do estabelecimento.
A pedra foi encontrada pelos policiais dentro do carro do suspeito, que foi encaminhado até a delegacia do município e autuado pelo crime de furto qualificado. Durante depoimento à polícia, ele confessou o crime e afirmou que já havia furtado cálculos biliares outras vezes.
Os cálculos biliares são causados pelo acúmulo de sais e cálcio na vesícula de animais. O alto valor se deve à raridade da pedra, que é muito usada pela medicina tradicional chinesa, que acredita que as pedras de fel podem tratar convulsões, desmaios, febre e várias outras doenças.
Dezenas de drogas tradicionais chinesas usam as pedras de boi na sua composição. Com demanda quase nula no Brasil, a pedra de fel é exportada à Ásia para ser usada pela indústria farmacêutica.
Fonte: Mais Goiás