Motos com escapamento adulterado são apreendidas em Goiânia

Uma ação conjunta entre o Batalhão de Trânsito de Goiás e o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) resultou na apreensão de cinco motocicletas com escapamentos adulterados na capital goiana, nesta quarta-feira (19). A operação, cujo objetivo é coibir irregularidades no trânsito e reduzir a poluição sonora, intensificou a fiscalização sobre motociclistas que utilizam equipamentos modificados de forma ilegal.

Conforme a legislação vigente, a infração por uso de escapamento irregular acarreta multa no valor de R$ 195,23 e a aplicação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Além disso, os veículos apreendidos só serão liberados após a regularização da situação, o que inclui o pagamento da multa e a substituição do escapamento irregular por um modelo que esteja em conformidade com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Segundo o Detran, em 2024 foram registrados 13.406 casos de motociclistas flagrados circulando com escapamento irregular. Em 2025, já foram identificadas 1.784 infrações relacionadas ao artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro. Esse artigo estabelece que conduzir motocicletas com descarga livre ou silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante configura infração grave, sujeita a penalidades.

Ao meu ver, Iporá já está passando da hora de “acontecer” uma ação dessa. O trânsito da cidade está cada dia mais caótico, motoristas se desdobram para se locomoverem dentro da cidade enquanto os “rodas presas” e os motoqueiros “sem noção” fazem o que bem entendem pelas vias da cidade colocando todos em risco. Não se passa um dia sem um acidente. Todos os dias é uma nova missão ao se sair de casa. Os “randandan” se acham os donos das ruas e da razão onde muitos desses nem CNH possuem.

Por: Iporá Mil Graus

Se inscreva

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template