O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou, nesta terça-feira (7), uma série de medidas para ampliar o atendimento na educação infantil. Entre as novidades, estão a criação de 10 mil novas vagas até junho de 2025, a adaptação de horários para mães trabalhadoras e a modernização do sistema de matrículas.
Outra iniciativa é a adaptação dos horários de funcionamento em algumas unidades. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da região do Ceasa, por exemplo, ajustará o atendimento para mães que trabalham de madrugada. “Mães que saem às 4h ou 5h da manhã precisam de um atendimento especial e estamos implementando isso”, explicou o prefeito.
A prefeitura também vai reestruturar o quadro de profissionais, reintegrando professores às salas de aula e revisando licenças médicas. “Não vai faltar professor. Se necessário, faremos novas contratações”, garantiu o prefeito.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) está otimizando o sistema de matrículas para facilitar o acesso às vagas. O cadastro antecipado pode ser feito pelo site sme.goiania.go.gov.br, e a pré-matrícula deve ser validada presencialmente com os documentos da criança.
Além disso, a SME desenvolveu um novo sistema de georreferenciamento para alinhar as vagas à localização das famílias, considerando também proximidade ao trabalho e transporte público. “Queremos flexibilizar o atendimento e reduzir deslocamentos para as famílias”, afirmou a secretária de Educação, Giselle Faria.
Por: Mais Goiás