O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), destacou que ainda este ano, implantará um sistema de metronização no Eixo Anhanguera, sistema que consiste na sincronização dos semáforos para priorizar a passagem dos ônibus. De acordo com o chefe do executivo, a medida será implementada inicialmente nos pontos do BRT e está prevista para começar em março deste ano, com expansão gradativa até o meio de 2026.
“Os ônibus saem de uma estação, o sinaleiro já enxerga ele, começa a abrir, o ônibus não para em nenhum entroncamento e vai direto para o próximo ponto. Isso vai aumentar a velocidade média de 15 km/h para 21 km/h no Eixo Anhanguera”, explicou Mabel. A medida deve ampliar a capacidade do sistema, reduzindo o tempo de viagem e aumentando o número de ônibus em circulação.
Além da metronização no BRT, a Prefeitura de Goiânia também planeja instalar semáforos inteligentes em todas as principais vias de ônibus da cidade. De acordo com o cronograma, a tecnologia será expandida para todas as regiões até o meio do próximo ano. “A ideia é aplicar o conceito de semáforos inteligentes em toda a cidade, trazendo mais eficiência e agilidade para o transporte coletivo”, destacou o prefeito.
Com a metronização, a expectativa é melhorar significativamente a experiência dos usuários do transporte coletivo, reduzindo atrasos e otimizando os trajetos.
A iniciativa integra um plano maior de modernização e reformulação do transporte coletivo em Goiânia, que inclui a renovação da frota de ônibus com veículos menos poluentes e a reformulação transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.
Por: Mais Goiás