Prefeitura avalia fechar Marginal Botafogo em caso de chuva forte

A prefeitura de Goiânia confirmou ao Mais Goiás que poderá fechar total ou parcialmente a Marginal Botafogo em caso de chuva forte e risco de inundação. A decisão ocorreu em reunião do Gabinete de Crise Climática nesta quarta-feira (16).

Na ocasião, o colegiado debateu medidas preventivas para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas. Em relação ao fechamento da Marginal Botafogo, o fechamento será decidido com base em análises técnicas das condições climáticas e da capacidade de drenagem das vias.

Vale citar que, na terça-feira (14), pontos da via ficaram intransitáveis nos dois lados, em decorrência das chuvas. Um leitor registrou o momento de alagamento.

Alagamentos
Goiânia enfrenta atualmente 126 pontos de alagamento durante períodos de chuva intensa, conforme a Defesa Civil. O número representa um aumento de 27,7% em relação a 2023, quando 99 locais de acúmulo de água foram registrados. As chuvas intensas que atingem a capital evidenciam o impacto desse problema, que causa transtornos à população e desafios para a mobilidade urbana.

Entre os locais mais afetados estão a Avenida Feira de Santana, no Parque Amazonas, e a Avenida Marginal Botafogo, interditada no domingo (12) devido ao excesso de água. Inclusive, daquele dia, às 9h, para segunda-feira (13) no mesmo horário, a capital registrou o segundo maior volume de chuva da história. Foram 135,5 mm de precipitação em 24 horas, conforme dados do Climatempo, com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O recorde é de dezembro de 2005, entre os dias 8 e 9. Na ocasião, foram 136,6 mm. Naquele mês, foram 460,1 mm de chuva na capital. Como ainda é 15 de janeiro, não é possível dizer qual o volume de precipitações dos 31 dias. Contudo, foram quase 256 mm até terça-feira (14). Conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), o esperado para o mês era 247,8 mm.

Nota da prefeitura sobre fechamento da Marginal Botafogo
“Em reunião realizada nesta quarta-feira (16/1), o Gabinete de Crise Climática discutiu medidas preventivas para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas. Entre as decisões, ficou estabelecido que a Marginal Botafogo poderá ser fechada total ou parcialmente em caso de alto risco de inundação, conforme o volume de água monitorado em tempo real.

A recomendação visa garantir a segurança de motoristas e pedestres, evitando acidentes e transtornos causados por alagamentos. O fechamento será decidido com base em análises técnicas das condições climáticas e da capacidade de drenagem das vias.”

Por: Mais Goiás

Se inscreva

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template